Força Aérea realiza exercícios simulados em Santa Maria e mais duas cidades do RS

Gabriel Marques

Força Aérea realiza exercícios simulados em Santa Maria e mais duas cidades do RS
Foto: Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza, no Rio Grande do Sul, entre os dias 07 e 25 de novembro, o Exercício Conjunto (Excon) Escudo-Tínia 2022, uma atividade operacional criada pelos Comando de Preparo (Comprep) e Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), conduzida pela Base Aérea de Canoas (Baco).

O Excon tem como finalidade a consolidação das missões aéreas compostas, o treinamento e capacitação dos participantes no enfrentamento dos desafios do emprego do poder militar e operações militares complexas, assim como balizar a concepção do cenário. Além disso, será realizado treinamento das Unidades de Defesa Antiaérea da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da própria Força Aérea.

O Excon Escudo-Tínia terá a participação de Esquadrões Aéreos sediados em todas as regiões do Brasil e mais de 50 aeronaves das Aviações de Caça, Reconhecimento, Asas Rotativas e Transporte.

Também estarão envolvidas as unidades: Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC); os Grupos de Defesa Antiaérea (1º, 2º e 3º GDAAE); a Bateria de Artilharia Antiaérea (BiaArtAAe) do Batalhão de Combate Aéreo (BtlCmbAe) da Marinha do Brasil e Baterias de Artilharia Antiaérea (BiaAAAe) dos Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro.

Entre as aeronaves empregadas estão os caças F-5M, A-1M e A-29; a aeronave de controle aéreo avançado E-99; as aeronaves de reconhecimento remotamente pilotadas RQ-450 e RQ-900; além das aeronaves de apoio e transporte logístico: C-95M Bandeirante, C-99; C-105 Amazonas, KC-130 Hércules, KC-390, e o helicóptero H-60L Black Hawk.

As atividades aéreas e terrestres ocorrerão nas Bases Aéreas de Canoas (BACO), Santa Maria (BASM) e na cidade de Santana da Boa Vista, e receberão mais de 800 militares do efetivo de unidades distribuídas por todo o País. Ao longo do Exercício serão praticadas ações como: Escolta, Reconhecimento Aéreo, Controle e Alarme em Voo, Ataque, Varredura, Reabastecimento em Voo, Posto de Comunicação no Ar, Defesa Aérea, Defesa Antiaérea e Transporte Aéreo Logístico.

Conforme o diretor do exercício, coronel aviador Marcelo Zampier Bussmann, o Sul do país foi escolhido por tem as condições ideais para o treinamento.

Mais de 50 aeronaves de unidades da FAB e cerca de 800 militares da FAB, do @exercitooficial e da @marmilbr iniciaram hoje (07/11) o Exercício Conjunto Escudo-Tínia (EXCON Escudo-Tínia), no Rio Grande do Sul. Foto: Sgt Müller Marin (FAB/Via Twitter)

Exercício Conjunto Escudo-Tínia 2022

Quando – De 7 a 25 de novembro

Onde – Bases Aéreas de Canoas (BACO), Santa Maria (BASM) e cidade de Santana da Boa Vista

Quem – Esquadrões Aéreos sediados em todas as regiões do Brasil

*Com informações da Força Aérea Brasileira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nos últimos quatro anos, Santa Maria registrou 129 óbitos em decorrência do câncer de próstata Anterior

Nos últimos quatro anos, Santa Maria registrou 129 óbitos em decorrência do câncer de próstata

O que diz Pozzobom sobre Leite assumir PSDB Próximo

O que diz Pozzobom sobre Leite assumir PSDB

Geral